CENTRO DE EXPOSIÇÃO E VENDA DE PRODUTOS DE MACAU
E DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. Objecto


O Centro de Exposição e Venda de Produtos de Macau e dos Países de Língua Portuguesa tem com o apoio da Região Administrativa Especial de Macau. Trata-se de uma iniciativa da Associação dos Exportadores e Importadores de Macau. O referido Centro de exposição permanente de produtos, funciona durante um ano e conta como entidade de apoio a DCH Logistics Co., Ltd. Tem por objectivo articular com o desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau e promover o crescimento saudável e estável das exportações de Macau, ao mesmo tempo que apoia os importadores e exportadores de Macau, bem como as Pequenas e Médias Empresas, a expandirem para os mercados do Interior da China, proporcionando-lhes uma plataforma de exposição e venda e, bem assim, apoio na comercialização dos seus produtos no mercado do continente chinês. Além disso, em consonância com a estratégia do governo chinês, enfatiza o papel de Macau como plataforma económica, comercial e cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa.


2. Estratégia


O Centro de Exposição e Venda de Produtos dos Países de Língua Portuguesa encontra-se localizado na "DCH Logistics Co., Ltd.", sita no Distrito de Xinhui, Município de Jiangmen. Constitui seu principal objectivo estabelecer uma ligação com as redes de venda do Interior da China e manter boas relações com as cadeias de supermercados, organizando acções de exposição e venda regulares, identificar potenciais compradores, planear visitas dos compradores ao Centro de Exposição e Venda e realizar negociações comerciais, conjugadas com acções promocionais de grande intensidade no Interior da China, tudo isto, no intuito de apoiar às PMEs locais a entrarem no mercado do Interior da China, de uma forma simples e directa.


3. Formas de Exposição e Venda


A exposição e venda dos produtos são feitas através das seguintes três modalidades:
a. Pronto pagamento (“cash & carry”) – os interessados podem adquirir no local os produtos em que estejam interessados, contra pagamento.
b. Encomenda e entrega (“order & delivery”) –  os compradores que tenham confiança em adquirir em grandes quantidades, podem combinar a respectiva forma de entrega;
c. Exposição nas prateleiras: devido às suas características, esses produtos são essencialmente destinados aos mercados das cidades de segunda e terceira linhas, com vista a venda por grosso a longo prazo, idealmente através de agentes.


4. Eficácia


Espera-se que o Centro de Exposição e Venda de Produtos dos Países de Língua Portuguesa venha a obter os seguintes resultados:
a. Apoiar às Pequenas e Médias Empresas de Macau a entrarem no mercado do Interior da China, de modo a servir de ponte de comunicação entre as empresas de Macau e os comerciantes do continente, desenvolvendo, desta forma,  oportunidades de negócio, tendo como alvo os comerciantes do Interior da China.
b. Incrementar o intercâmbio entre a China e os Países de Língua Portuguesa, com vista a dinamizar o desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau, no sentido de, na plataforma de exposição de produtos das PMEs locais, expor maior número de produtos dos Países de Língua Portuguesa com agentes em Macau e elevar a fama desses produtos no mercado do interior da China, promovendo, desta forma,  o desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau.
c. Impulsionar a comercialização, industrialização e globalização dos produtos “Marca de Macau”, “Fabricado em Macau” e “Agenciamento de Produtos dos Países de Língua Portuguesa”. Face à elevada procura de serviços económicos e comerciais em todo o mundo, especialmente na China e nos Países de Língua Portuguesa,  desenvolver activamente as indústrias inerentes, nomeadamente, os sectores de distribuição, logística e de re-exportação, entre outros.